Como reparar a carenagem da moto?

Se és um apaixonado pelo mundo das duas rodas, seguramente sabes que uma moto com carenagens pode oferecer várias vantagens. É certo que nem todas as motos têm carenagens, mas praticamente todas podem incorporar-las. Desta forma, a sua instalação é recomendada, tanto para melhorar a aerodinâmica, como para renovar o veículo graças a um desgin único. Sendo assim, neste post explicamos como reparar e mudar a carenagem de uma moto.

Como trocar a carenagem da tua moto?

Tendo em conta que a carenagem, a parte mais exterior de um veículo, é um dos elementos mais propensos a sofrer danos, sejam riscos, amolgaduras ou peças soltas, é normal que durante a vida útil do veículo seja necessário reparar ou renovar estes elementos devido ao desgaste sofrido. Por outro lado, existem vários pilotos que optam por mudar as carenagens para rejuvenescer e dar um novo look à moto.

De qualquer maneira, na Motoscoot podes encontrar tudo o que precisas para reparar a carenagem da tua moto: proteções, porta-matrículas, cúpulas, cavas de roda, anagramas, proteções de mãos, etc. Inclusive, estão disponíveis kits de carenagens que contêm todas as proteções de plástico necessárias para renovar o veículo a um preço mais económico.

Chegando a este ponto, provavelmente estás a perguntar-te: Como é que troco a carenagem da moto? De seguida explicamos todo o processo utilizando a Yamaha Jog RR como exemplo, já que este processo pode ser aplicado à maioria das motos. O procedimento é bastante simples, mesmo sem qualquer conhecimento ou experiência.

Para além de reparar a carenagem da moto com fibra de vidro, há várias pessoas que decidem fazê-lo construindo o molde e preparando cada uma das peças. Se tens vontade de aventurar-te, podes consultar a nossa publicação sobre a fibra de vidro e as suas utilizações, na qual preparamos um pequeno guia sobre como fabricar a carenagem de uma moto passo a passo.

Montagem do kit de carenagens Allpro para Yamaha Jog R/RR

A Allpro produz carenagens muito fáceis de montar, já que foram desenhadas para encaixar na perfeição sem que seja necessário qualquer tipo de modificação nas carenagens ou no veículo.

Neste caso vamos enfocar as carenagens para Yamaha Jog R ou RR a partir de 2003, um dos modelos mais vendidos na história da Yamaha Scooter 50cc e que muito facilmente se pode encontrar a circular na estrada.

Este kit de carenagens está disponível em 8 cores diferentes, para uma grande facilidade de personalização. Podes escolher entre cores agressivas, como o vermelho, verde kawasaki ou laranja, cores clássicas como o preto ou branco, ou cores pouco comuns que seguramente vão surpreender, como o cinzento metálico ou o preto mate. Também está disponível uma versão por pintar, a um preço mais económico, preparada para pintar em qualquer cor que prefiras.

Ferramentas necessárias para desmontar as carenagens antigas:

  • Chave Phillips (estrela)
  • Chave roquete 10
  • Recomendável comprar um kit novo de parafusos e abraçadeiras (AP55BP00.M5.15)
  • Luvas de latex

Recomendamos começar sempre a desmontar de cima para baixo e da parte dianteira para a parte traseira.

Começamos por desmontar a proteção do guiador, de seguida desmontamos o frontal superior e o frontal inferior. Para retirar o frontal inferior deves girar a roda para que saia mais facilmente. Uma vez removido o frontal inferior pode remover-se o guarda-lamas dianteiro.

Depois de retirar todas as peças dianteiras procede-se a retirar as quilhas direita e esquerda.

Quando todas estas peças estiverem desmontadas, pode desmontar-se a parte traseira da Jog RR. Para começar, deves abrir o assento, retirar a tampa do depósito de gasolina e desmontar o spoiler traseiro. Uma vez retirado o spoiler, desmonta-se o baú interior para ter acesso aos parafusos das carenagens laterais traseiras. Durante estre processo desmonta-se também a bateria.

Uma vez retiradas as carenagens laterais traseiras, a scooter está totalmente desmontada. Neste caso, para montar as novas carenagens fazemos o mesmo processo no sentido contrário. Recomendamos montar sempre parafusos de carenagens e abraçadeiras novas. A AllPro tem estas peças disponíveis para venda com a referência AP55BP00.M5.15.

 

 

Onde comprar carenagens de moto?

Na Motoscoot podes encontrar todos os elementos necessários para a reparação de carenagens. Trabalhamos com as melhores marcas para oferecer as melhores soluções.

Para qualquer informação não hesites em contactar-nos. A nossa equipa de especialistas pode recomendar-te e orientar-te na procura dos produtos mais adequados para a tua moto.

Contacta-nos através do número 211 119 968 ou através do correio eletrónico portugal@motoscoot.net.