Como preparar uma Derbi Variant com um motor Start 3

Este projeto é do nosso amigo Luis Florit (instagram @derbi_variant). Luis começou a modificar motos aos 17 anos, atualmente tem 30 anos e trabalha connosco há vários anos em diversos modelos. Em 2016 descobriu a sua paixão pelas Variant graças à sua relação peso/potência e mecánica.

Devido a estas características e a muito mais, a Variant é a base perfeita para projetos. Isto não se aplica apenas ao Luis, já que muitos clientes fazem preparações de iniciação, preparações mais complexas e até mesmo preparações para competição. Tudo depende da perseverança e do trabalho.

Antes deste projeto, o Luis trabalhou em projetos como a Variant Start 5, instalando cilindros de ar, falanges de admissão superdimensionadas (lomat), etc. O desempenho e o potencial com pequenas mudanças fizeram com que trabalhasse nesse modelo em projetos cada vez mais complexos, como em 2018.

Este projeto consistiu na adaptação de um cilindro Minarelli horizontal refrigerado a água, com um kit Italkit de 77cc com cabeça de cilindro e aumentando o curso de 37,6 para 43. Esta experiência de ter a moto à sua medida e de saber que todo o seu esforço era visível, foi o que definitivamente o fez querer avançar com este último projeto. Nas suas próprias palavras: “Quando sais da moto sentes as pernas a tremer e a adrenalina a correr pelas veias.”
E agora está a levar a cabo o projeto mais ousado que alguma vez realizou … Atreves-te?

Como criar uma Variant de competição desde zero?

A base do projecto é um chassis World Champion. è importante saber que muitas das peças são adaptações que requerem um estudo prévio para assegurar o seu funcionamento e adaptação. Um exemplo são as jantes de Variant top 17 com pneus de moto 3.

Levam adaptações de disco de travão, já que originalmente são de tambor de travão. A direcção dianteira é uma forqueta de TZR 50 adaptado com uma haste de Derbi Variant.

*É possível que algumas das referências não sejam as mesmas, porque estão descatalogadas ou não há stock disponível aquando desta publicação. Selecionamos referências semelhantes que são adequadas para esta preparação.

YOUTUBE

Podes dar uma vista de olhos ao progresso desta preparação no canal de Youtube do Luis. Deixamos-te estes vídeos para que vejas algumas das fases mais interessantes da preparação.