VESPARK

Vespark é a primeira e única equipa com uma Vespa elétrica de competição a participar na VTR 24h 2019 em Zuera, Espanha.

A parte ciclo é um chassi de Vespa PX 200 de competição, integegrado com um motor de corrente contínum sem escovas, alimentadado por baterias intercambiáveis de alta densidade energética de Lítio. O motor está alojado num braço oscilante CNC com duas suspensões.

Desenvolveram também um simulador numérico para ajudar a tomar decisões no que toca ao design e construiram um banco de testes para experimentar os componentes eléctricos antes de estes serem montados na Vespa.

Contaram com a colaboração de https://essayteach.com/, que disponibilizou o seu banco de provas para determinar a curva de potência mais apropriada para o circuíto de Zuera

A equipa:

A equipa técnica e mecánica é composta por Alfonso E. Fuentes, Aran Sol, Javier de Bona, Jorge García e Florencio Solana.

As piloto:

Beatriz González Eguiraun – Redatora e testadora de motos em centimetros cúbicos na antena 3 TV.

Sara Román Rodriguez – Três vezes campeã do torneio R.A.C.E. e sub-campeã de moto no Student Electric Championship 2016.

Marta Herencia Moreno – Piloto de velocidade, colaboradora na MOTO1PRO, monitora de cursos de condução em Jarama e teve o seu estreia na vtr24h 2015.

María Barbero Franqueira – Campeã de Espanha de velocidade feminina de 1000cc — 2015, sub-campeã em 2016, diretora da escola de pilotos Z RIDER e competiu na VTR24H 2017.

GALERÍA EN EL BANCO DE PRUEBAS

GALERÍA VESPARK VTR24H

A única Vespa eléctrica em competição na VTR24h 2019 competiu durante 24h sem descanso, contra 59 equipas (todas com vespas a gasolina). è de salientar que a competição é bastante dura e mais de 10 equipas não terminaram a competição.

A equipa Vespark conseguiu a 38ª posição. As trocas de baterias foram feitas durante a mudança de piloto, aproximadamente a cada 65 minutos e cada mudança demorou menos de 1 minuto.

Podes ver aqui algumas das fotos desta Vespa em competição, assim como um vídeo creado pela própria aquipa no qual podes ver o processo de mudança de bateria. Podes encontrar aqui toda a galeria de fotos da VTR24h 2019.

Para finalizar te recomendamos estos dos artículos 🏁🛵: